Construa Confiança – Por que a confiança é fundamental em nossas vidas?

Caro amigos,

compartilho com vocês mais um interessante trecho do livro Construa Confiança:

“Dirigimos em estradas e ruas cercados por desconhecidos. Negócios são feitos em conversas casuais nos campos de golfe e nas pistas de boliche. Gerentes corporativos são transferidos com suas famílias para o outro lado do país. Mudamos de emprego conforme a necessidade ou a oportunidade, confiando nossas vidas nas mãos de pessoas que conhecemos (no melhor dos casos) apenas por reputação ou com base numa entrevista ou carta. A maioria de nós vive em cidades habitadas por desconhecidos. Compramos em lojas onde nossa mais íntima conexão com o vendedor do outro lado do balcão se dá quando lhe entregamos nosso cartão de crédito. Mais e mais as compras se fazem não na loja da esquina, mas na rede mundial da Internet, com pessoas e empresas que jamais veremos. Fazendeiros de Iowa hoje tem que encontrar clientes na Ásia, e mesmo o mais cauteloso consumidor hoje compra na Internet produtos de desconhecidos que não vê. As alianças internacionais hoje predominam, não só entre enormes corporações multinacionais mas também entre pequenas empresas, pessoas de todos os níveis e organizações não-governamentais.

Em nosso dia a dia, estamos cercados por desconhecidos em quem implicitamente confiamos porque precisamos fazê-lo. Somos pessoas em movimento. Somos cidadãos e consumidores numa sociedade global. Nos encontramos e trabalhamos com desconhecidos todo o tempo. E com mais frequência do que podemos perceber, confiamos que completos desconhecidos sejam justos, honestos e sensatos em seu lidar conosco. Confiamos que farão o que dizem que vão fazer, ou no que razoavelmente deles se pode esperar que façam. Quando não o fazem, nos sentimos indignados ou traídos. Mas na maior parte do tempo, as pessoas fazem o que se espera que façam, não porque tenham de fazê-lo ou sintam-se compelidas a fazê-lo mas porque sabem (sem estar conscientes de saber) serem elas também participantes de uma rede confiança. A vida seria impossível de viver se não fôssemos parte dessa rede. A vida, o crescimento e a felicidade são possíveis desde que tenhamos confiança.”

extraído do livro Construa Confiança de Robert C. Solomon e Fernando Flores

Sem a base provida pela confiança, sólida e conscientemente construída, não temos condições de realizar as complexas interações necessárias para manutenção e evolução de nossa vida em sociedade. Precisamos aprender a construir e preservar a confiança por meio de um constante processo de estabelecer e honrar compromissos, pautando nossas relações pelo respeito e pela solicitude. Creio que somente assim seremos capazes de construirmos famílias, organizações e comunidades capazes de enfrentar os desafios das próximas décadas.

grande abraço e até o próximo post,

Marcelo Mello

Anúncios

2 comentários sobre “Construa Confiança – Por que a confiança é fundamental em nossas vidas?

  1. Pingback: Metamanagement – Ainda sobre confiança… | Conhecer e Compartilhar

  2. Pingback: Confiança: o ingrediente das relações de sucesso! | Cristina Madeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s